A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

BD MANIA

A MINHA BIBLIOTECA DE BANDA DESENHADA

JOSÉ SARAMAGO

O Nosso Nobel

A MINHA LISTA DE DESEJOS

De preferência os livros do Arturo Perez-Reverte em português please

AS CRÓNICAS DE SHANNARA

Agora na AMC

EM MODO LEITURA

O ANJO CAÍDO

16/09/2017

Vaticanum


Apreciação
Mais um romance de José Rodrigues dos Santos, que nos leva a percorrer o mundo da alta finança e que tem por pano de fundo um trhiller cinematográfico em que todos os minutos contam para salvar o chefe da Igreja Católica.

Dei por mim a pensar que as explicações financeiras de tão extensas, demorariam dias a ser verbalizadas e não as poucas horas em que as mesmas ocorrem na ação.

Este não é um livro para todos, uma vez que o fio condutor da história, não é o rapto do Papa, mas antes as ligações da Mafia e do Banco do Vaticano, com questões económico-financeiras e com informação que nos deixa estarrecidos e inquietos com a possibilidade de ainda hoje tal ocorrer.

Um livro a não perder.

Sinopse
Um comando do estado islâmico entra clandestinamente no Vaticano e o Papa desaparece. Horas depois surge na internet um vídeo em que os terroristas mostram o Sumo Pontífice em cativeiro e fazem um anúncio chocante: O PAPA SERÁ DECAPITADO EM DIRECTO À MEIA-NOITE. O relógio começa a contar. O rapto do Papa desencadeia o caos. Milhões de pessoas saem à ruas, os atentados sucedem-se, mutiplicam-se os confrontos entre cristãos e muçulmanos, vários países preparam-se para a guerra.

Apanhado no epicentro da crise quando trabalha nas catacumbas da Basílica de São Pedro, Tomás Noronha vê-se envolvido na investigação para descobrir o paradeiro do Papa e cruza-se com um nome enigmático: OMISSIS. A pista irá conduzi-lo ao segredo mais sombrio da Santa Fé.

Usando informação genuína para nos revelar o que se esconde nos bastidores do Vaticano, o escritor preferido dos portugueses está de regresso com o thriller do ano. Com Vaticanum José Rodrigues dos Santos mostra mais uma vez por que razão é considerado mestre do mistério real.

Criticas
"Melhor que Dan Brown".

Tros Nieuwsshow, Holanda

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
8 - Excelente

Título
VATICANUM
Saga

Tema
Romance
Editora
Gradiva
Autor
Páginas
608
Data de Leitura
10/09/2017
ISBN
978 989 616 733 2

10/09/2017

Terry Brooks





TERRY BROOKS com 12 milhões de livros impressos e 18 títulos consecutivos na lista de mais vendidos do The New York Times, Terry Brooks é considerado um dos mestres da fantasia. Nasceu em 1944 em Illinois e estudou na Hamilton College, NY, onde se formou na Faculdade de Direito da Washington & Lee University. Ávido leitor, Brooks sentiu-se inspirado a escrever fantasia depois de ler O Senhor dos Anéis. Apesar de trabalhar como advogado durante o dia, à noite dedicava-se à escrita e, em 1977, publicou A Espada de Shannara, em que assume a influência do legado de J. R. R. Tolkien. O livro foi um sucesso imediato e tornou-se a primeira obra de ficção a figurar na lista de livros de bolso mais vendidos do The New York Times, onde permaneceu por mais de cinco meses. Desde então Brooks dedica-se por completo à carreira literária e já escreveu vários volumes da Saga de Shannara.

Posts no AS MINHAS LEITURAS

Espada de Shannara (A)


Apreciação
O bem e o mal, a eterna luta no qual esperamos nós, ganhe o bem.
Terry Brooks leva-nos a percorrer um mundo, não tão bem construído como os de outras sagas, mas suficientemente descrito para que possamos acompanhar o desenrolar da acção e em contrapartida apresenta-nos alguns personagens com suficiente profundidade, com os quais nos conseguimos identificar.
A Espada de Shannara é um livro que nos consegue surpreender, com uma história bem construída e que já foi adaptada para o pequeno écran pela MTV. 

Sinopse
Uma das mais épicas sagas de fantasia de sempre.

Dizem as lendas que as Grandes Guerras do Passado destruíram todo o mundo. Mas, a viver em paz no bucólico Vale Sombrio, o meio elfo Shea Ohmsford pouco sabe sobre esses conflitos.
Até ao dia em que ressurge uma terrível ameaça: o Lorde Feiticeiro, que todos julgavam morto, planeia regressar e destruir o mundo para sempre. A única arma capaz de deter esse poder das trevas é a Espada de Shannara, que apenas pode ser usada por um herdeiro legítimo de Shannara. Shea é o último dessa linhagem, e é sobre os seus ombros que repousam as esperanças de todas as raças.
Por isso, quando um aterrorizante Portador da Caveira enviado pelo Lorde Feiticeiro voa até ao Vale Sombrio para destruir Shea, este sabe que acabou de começar a maior aventura da sua vida.


Assim começa esta saga emocionante de Terry Brooks, uma das mais épicas sagas de fantasia de sempre.

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
07 - Muito Bom


Título
A ESPADA DE SHANNARA
Saga
Crónicas de Shannara
Tema
Fantástico
Editora
Saída de Emergência
Autor
Páginas
560
Data de Leitura
07/08/2016
ISBN
9789896377151



03/09/2017

Brandon Sanderson




BRANDON SANDERSON é uma estrela em ascensão na fantasia norte-americana conhecido pela sua saga Mistborn e por ter terminado a série de fantasia épica A Roda do Tempo de Robert Jordan, após o falecimento deste. Em 2010, iniciou uma nova série de fantasia, Stormlight Archive, com o título The Way of Kings, além de outras séries direcionadas para o público jovem-adulto. Dá aulas de escrita criativa e participa em podcasts sobre escrita e o género fantástico.

Posts no AS MINHAS LEITURAS

02/09/2017

Império Final (O)




Apreciação
A eterna luta entre dominadores e dominados, entre senhores e escravos, é disto que fala este livro, que a bordo de uma leitura fácil mas cheia de significado, nos trás algo novo ao mundo do fantástico.

Mais uma saga dentro do tema da fantasia/fantástico que nos mostra um autor cheio de ideias e que nos prende desde a primeira página.

Sinopse
Primeiro volume de uma nova série de um dos autores que mais sucesso teve nos últimos anos na fantasia.

Num mundo onde as cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos metais – a Alomancia – que o transforma num “nascido nas brumas”, alguém capaz de invocar o poder de todos os metais.

Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…

Críticas
"Mistborn examina a criação do herói e vilão, da lenda e mito, propiciando uma leitura viciante e repleta de fortes emoções."
Faren Miller, Locus

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
7 - Muito Bom

Título
O IMPÉRIO FINAL
Saga
Mistborn - Nascida nas Brumas
Tema
Fantástico
Editora
Saída de Emergência
Autor
Páginas
621
Data de Leitura
09/08/2017
ISBN
9789896376383

27/08/2017

Aprendiz




Apreciação
Mais uma Saga, mas não uma Saga qualquer. O Mago leva-nos a percorrer novos mundos, que ainda não foram explorados por outros autores e que nos fazem sonhar, através de uma escrita enleante e sedutora e na qual ficamos presos até ao fim do livro. Para mim foi uma boa revelação, uma lufada de ar fresco no mundo do fantástico em que por vezes é mais do mesmo.

Sinopse
Na fronteira do Reino das Ilhas existe uma vila tranquila chamada Crydee. É lá que vive Pug, um órfão franzino que sonha ser um guerreiro destemido ao serviço do rei. Mas a vida dá voltas e Pug torna-se aprendiz do misterioso mago Kulgan. Nesse dia, o destino de dois mundos altera-se para sempre.

Com a sua coragem, Pug conquista um lugar na corte e no coração de uma princesa, mas subitamente a paz do reino é desfeita por misteriosos inimigos que devastam cidade após cidade. É então arrastado para o conflito e, sem saber, inicia uma odisseia pelo desconhecido: terá de dominar os poderes inimagináveis de uma nova e estranha forma de magia… ou morrer.


Mago: Aprendiz é uma aventura sem igual, uma viagem por reinos distantes e ilhas misteriosas, onde conhecemos culturas exóticas, aprendemos a amar e descobrimos o verdadeiro valor da amizade. E, no fim, tudo será decidido na derradeira batalha entre as forças da Ordem e do Caos.


Críticas
"Um dos 100 melhores livros de todos os tempos."
-BBC

"Mago é um livro obrigatório para qualquer leitor de fantasia.
Do leitor de Harry Potter ao fã de George R.R. Martin, ninguém deve perder esta obra-prima da fantasia."
-BBC'S BIG READ TOP 100

"Um livro memorável e poderoso. Se gosta de fantasia, este livro é obrigatório."
-BEST IN FANTASY BY AMAZON

"Um enredo extremamente rico que desvenda uma saga de amor, coragem e sacrifício."
-PUBLISHERS WEEKLY

"Depois de Mago, a fantasia épica nunca mais foi a mesma."
-Andre Norton
 
"Uma fantasia épica repleta de ação eletrizante e heróis inesquecíveis."

-The Washington Post

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
8 - Excelente

Título
APRENDIZ
Saga
Mago
Tema
Fantástico
Editora
Saída de Emergência
Autor
Páginas
461
Data de Leitura
21/10/2015
ISBN
9789896377168

Raymond E. Feist




Raymond E. Feist, é um dos nomes mais importantes de todos os tempos no que diz respeito à literatura fantástica. Nasceu no Sul da Califórnia e vive em San Diego. Estudou na Universidade de San Diego, onde se licenciou com honras, em Ciências da Comunicação em 1977. Tendo sido traduzido em mais de 23 países, O Mago é a sua primeira obra-prima e a base para toda a sua vasta obra, que atinge constantemente as listas de bestsellers do New York Times e Times of London. Quando não está a escrever, Raymond é um coleccionador de DVDs, estudioso da história do futebol, fã de ilustração e um grande apreciador de bons vinhos.


Posts no AS MINHAS LEITURAS

Homens Bons



Apreciação

Mais uma história como só Pérez-Reverte sabe contar. Um livro inteligente, rigoroso, que nos mostra de forma magistral a Espanha da inquisição e a França do Iluminismo.
Pérez-Reverte conta-nos a história enquanto nos leva a percorrer os meandros da escrita e da pesquisa para escrever esta história. É de uma forma escorreita e extremamente inteligente que introduz o próprio escritor, enquanto narrador, com as suas pesquisas e diligências que nos levam aos meandros da história.


Sinopse

Na Europa do século XVIII, dois homens viajam em segredo. A sua missão? Levar para Espanha algo proibido: os 28 volumes da Enciclopédia Francesa de D'Alembert e Diderot. A delicada tarefa está nas mãos do bibliotecário don Hermógenes Molina e do almirante don Pedro Zárate, membros da Real Academia Espanhola. Mas estes dois académicos estão longe de imaginar as peripécias que os aguardam…

Da Madrid de Carlos III à Paris libertina e pré-revolucionária, com os seus cafés e tertúlias filosóficas, don Hermógenes e don Pedro embarcam numa intrépida aventura, repleta de heróis e vilãos, intrigas e incertezas. Com o rigor a que já nos habituou - e baseando-se em acontecimentos e personagens reais, Arturo Pérez-Reverte transporta-nos para a magnífica era do Iluminismo, quando a ânsia de liberdade derrubava a ordem estabelecida, e dá-nos a conhecer os heróicos homens que quiseram mudar o mundo com os livros.


Um romance sobre fé e razão, Teologia e Ciência, sombra e luz.

Críticas

“Uma aventura de livros, ideias e amizade, com bons e maus, uma missão e perigos sem fim".
El País

"Arturo-Pérez-Reverte proporciona-nos um jogo inteligente entre história e ficção."
The Times

"Pérez-Reverte escreve romances trepidantes que são muitas vezes viagens ao coração das trevas."
Rui Lagartinho-Público

"Há um escritor que reúne o melhor de Spielberg e de Umberto Eco. Chama-se Arturo-Pérez-Reverte."
La Repubblica


"Reverte domina como ninguém a arte de contar uma história."
El Mundo.

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
8 - Ecelente

Título
HOMENS BONS
Saga

Tema
Romance
Editora
ASA
Autor
Páginas
512
Data de Leitura
26/08/2017
ISBN
97898923365342