A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

BD MANIA

A MINHA BIBLIOTECA DE BANDA DESENHADA

JOSÉ SARAMAGO

O Nosso Nobel

A MINHA LISTA DE DESEJOS

De preferência os livros do Arturo Perez-Reverte em português please

AS CRÓNICAS DE SHANNARA

Agora na AMC

EM MODO LEITURA

O ANJO CAÍDO

27/01/2012

A Chegar...

Chegou ontem a última encomenda que fiz da Editora Saída de Emergência, comprei os volumes II e III da Saga do Assassino, da Robin Hobb, já li o primeiro volume e como oferta, nada mais nada menos que o último de George R. R. Martin, "Os Reinos do Caos", o 10º volume das Crónicas de Gelo e Fogo, com lançamento marcado para hoje.
Consegui um dos 20 livros de oferta que a editora ofereceu na compra de 2 livros...


Adoro esta caixa 

Ainda só estou a acabar de ler o 6º volume...

24/01/2012

A Tormenta de Espadas


Sinopse
Os Sete Reinos estremecem quando os temíveis selvagens do lado de lá da Muralha se aproximam, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas. Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, encontra-se entre eles, debatendo-se com a sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.

Todo o território continua a ferro e fogo. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será ele capaz de vencer as mais subtis, que não se travam pela espada? A sua irmã Arya continua em fuga e procura chegar a Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam.

Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra, e Sansa, livre do compromisso com o rapaz cruel que ocupa o Trono de Ferro, tem de lidar com as consequências de ser segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon se julgam mortos.

No Leste, Daenerys Targaryen navega na direcção das terras da sua infância, mas antes terá de aportar às cidades dos esclavagistas, que despreza. Mas a menina indefesa transformou-se numa mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar numa conquistadora impiedosa?


Apreciação
Não é fácil falar de um livro, quando se trata do 5º volume de uma série, ou como no original a primeira parte do 3º livro. 
Mas uma coisa é certa, a leitura continua impulsiva. 
A história cada vez é mais intrincada e cada vez mais ficamos sem saber o que vem a seguir... quem será o próximo a morrer!!! Aqui os bons não casam no fim com a princesa, aqui só os mais fortes sobrevivem!!!
A escrita de George R. R. Martin continua arrebatadora, e por vezes mais perto da realidade do que poderemos pensar.
Leiam!!!



CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
9-Obra-Prima
Título
A TORMENTA DE ESPADAS
Saga
As Crónicas de Gelo e Fogo – Livro V
Tema
Fantástico
Editora
Saída de Emergência
Autor
Páginas
538
Data de Leitura
26/11/2011
ISBN
978 989 637 071 8

19/01/2012

Booking Through Thursday 19/01



O tema desta quinta-feira: Tem vergonha de saltar partes do livro? 


Nunca salto partes dos livros, nem leio partes para a frente de um livro. Se porventura o livro ou alguma parte me aborrece, o melhor é parar um pouco e reiniciar mais tarde, o que já me aconteceu muitas vezes e em algumas delas a leitura do livro fica suspensa.


Não é uma questão de vergonha, e o que mais aprecio num livro é apreciá-lo devidamente.

18/01/2012

Clarabóia



Sinopse
A acção do romance localiza-se em Lisboa em meados do século XX. Num prédio existente numa zona popular não identificada de Lisboa vivem seis famílias: um sapateiro com a respectiva mulher e um caixeiro-viajante casado com uma galega e o respectivo filho – nos dois apartamentos do rés-do-chão; um empregado da tipografia de um jornal e a respectiva mulher e uma “mulher por conta” no 1º andar; uma família de quatro mulheres (duas irmãs e as duas filhas de uma delas) e, em frente, no 2º andar, um empregado de escritório a mulher e a respectiva filha no início da idade adulta.


O romance começa com uma conversa matinal entre o sapateiro do rés-do-chão, Silvestre, e a mulher, Mariana, sobre se lhes seria conveniente e útil alugar um quarto que têm livre para daí obter algum rendimento. A conversa decorre, o dia vai nascendo, a vida no prédio recomeça e o romance avança revelando ao leitor as vidas daquelas seis famílias da pequena burguesia lisboeta: os seus dramas pessoais e familiares, a estreiteza das suas vidas, as suas frustrações e pequenas misérias, materiais e morais.


O quarto do sapateiro acaba alugado a Abel Nogueira, personagem para o qual Saramago transpõe o seu debate – debate que 30 anos depois viria a ser o tema central do romance O Ano da Morte de Ricardo Reis – com Fernando Pessoa: Podemos manter-nos alheios ao mundo que nos rodeia? Não teremos o dever de intervir no mundo porque somos dele parte integrante?


Apreciação
Adorei.
Trata-se de uma história simples, mas como seria de esperar de Saramago, e mesmo sendo um romance escrito à mais de 50 anos, não é uma simples história.
Este é um livro que se lê de um fôlego, já que Saramago consegue que muito rapidamente, nos identifiquemos com os diversos inquilinos do prédio e a partir desse momento ficamos ligados a todos eles e vamos querer saber como se vai desenrolar a história. É uma história simples, divertida e com a qual nos conseguimos identificar.
Apesar de este não ser um típico livro de Saramago, não tenhamos dúvidas que é um livro de Saramago.


" - Vivemos entre os Homens, ajudemos os Homens.
  - E que faz o senhor para isso?
  - Conserto-lhes os sapatos, já que nada mais posso fazer agora"
José Saramago in Clarabóia



CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
9 - Excelente


Título
Clarabóia
Saga

Tema
Romance
Editora
Caminho
Autor
Páginas
398
Data de Leitura
13/12/2011
ISBN
978 9972 21 2441 6

16/01/2012

A Comenda Secreta


Sinopse
Os mistérios da fundação de Portugal revelados num romance onde os segredos esotéricos e o amor se entrelaçam numa trama que envolve o leitor da primeira à última página…

D. Afonso Henriques e Gualdim Pais pertencem a um grupo secreto onde as tradições judaica, muçulmana e cristã estão representadas através dos seus membros. Mas os conhecimentos sigilosos desta «comenda secreta» estão em perigo devido à espionagem levada a cabo pelo rei de Leão e Castela e seus conselheiros. Os documentos secretos têm se ser preservados a todo o custo, para que o projecto do reino de Portugal possa vir a ser a realidade ímpar sonhada para os séculos futuros.

A fundação da cidade templária de Tomar é o palco principal onde se desenvolve a trama em que a iniciação dos membros mais jovens da «comenda» e uma história de amor marcam o ritmo deste romance que evoca um grande mistério da nossa história.


Apreciação
Mais um romance passado no reinado de D. Afonso Henriques, despretensioso e que se lê bastante bem, especialmente para os amantes dos romances históricos. 
Quando iniciei a leitura deste romance, não estava à espera de nenhuma revelação prodigiosa, pelo que não me decepcionei pelo facto de efectivamente ela não ocorrer, mas gostei de algumas passagens do livro, com um relato escorreito e bem enquadrado, e que nos transporta para a vivência da época.


CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
6 - Bom
Título
A COMENDA SECRETA
Saga

Tema
Romance Histórico
Editora
Ésquilo/Sábado
Autor
Maria João Martins Pardal
Ezequiel Passos Marinho
Páginas
296
Data de Leitura
05/01/2012
ISBN
560 772 707 599 8

13/01/2012

Fogo (O)


Sinopse
Em 1988, O Oito, de Katherine Neville, revolucionou o panorama dos romances de intriga e redefiniu as normas universais do suspense. Vinte anos depois, O Fogo dá continuidade à história.

1822, Albânia: trinta anos após a Revolução Francesa, está iminente a guerra da independência grega. Ali Paxá, o mais poderoso governante do Império Otomano, encarrega a sua jovem filha Haidée de levar para fora do país uma peça crucial do tabuleiro de Xadrez de Montglane. Perseguida por inúmeros inimigos, Haidée viaja através de Marrocos, Roma e Grécia até ao centro do Jogo cujos segredos têm origem na cidade de Bagdade, mil anos antes.

2003, Colorado: Alexandra Solarin desloca-se ao refúgio ancestral da família, nas Montanhas Rochosas, para o aniversário da mãe. Há trinta anos, Cat Velis e Alexander Solarin, os seus pais, acreditavam ter espalhado as peças do Xadrez de Montglane por várias partes do mundo, enterrando-as e ocultando assim os segredos do poder que quem as possuísse deteria. Mas, ao chegar ao seu destino, Alexandra descobre que a mãe desapareceu e que uma série de pistas por ela estrategicamente deixadas só podem indicar que algo de muito sinistro foi posto em marcha. A peça mais importante do tabuleiro de xadrez de Carlos Magno reapareceu?

Misturando um estilo requintado com uma narrativa absorvente em que o suspense nunca para, Katherine Neville consegue mais uma vez tecer uma cativante história de ação, intriga e mistério.


Apreciação
Uma coisa é certa, as sequelas raramente são melhores que o livro inicial, e este é um caso paradigmático dessa verdade de la Palisse, o primeiro livro "O OITO", foi um excelente livro e agora O Fogo não se lhe compara. 
É verdade que distam quase vinte anos entre estes dois romances, e acredito que se tivessem sido escritos de seguida, estaríamos agora na presença de um romance com outro fôlego, mas o tempo que para muitas outras coisas é amiga da perfeição, neste caso deu-se exactamente o contrário. Mas não estamos na presença de um mau livro, nada disso, apenas nos fica um travo de nostalgia, já que este livro já segue as peugadas de Dan Brown, enquanto que o primeiro tinha outra leveza e brilhantismo.

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
7-Muito Bom

Título
O FOGO
Saga

Tema
Romance 
Editora
Porto Editora
Autor
Páginas
495
Data de Leitura
14/02/2011
ISBN
978 972 0 04084 8

12/01/2012

Booking through thursday 12/01



O tema desta quinta-feira: Entrevista comigo!!!

  1. What’s your favorite time of day to read?
    1. De tarde na praia com sol e calor, caso contrário depois de sair do trabalho…
  2. Do you read during breakfast? (Assuming you eat breakfast.)
    1. Não tenho tempo!!!
  3. How many hours a day would you say you read?
    1. Em tempo de trabalho, no máximo 1 hora por dia; nas férias o meu trabalho é ler, pelo que leio mais de 6 horas…
  4. Do you read more or less now than you did, say, 10 years ago?
    1. Bem menos
  5. Do you consider yourself a speed reader?
    1. Sou um leitor rápido e compulsivo.
  6. Do you carry a book with you everywhere you go?
    1. Sempre comigo.
  7. What KIND of book?
    1. Qual quer um, desde que seja o livro que estou a ler no momento.
  8. Do you read in bed?
    1. Sim.
  9. Do you write in your books?
    1. Não.

11/01/2012

Bruno Miguel Nunes

Bruno Miguel Nunes

Nasceu em Lisboa no dia 16 de Outubro de 1976. Estudante de Direito, o seu percurso profissional desenvolveu-se preferencialmente na área comercial. Em 1998 integra os quadros da Expo 98. Em 2004 torna-se empresário por conta própria na área da consultoria, gestão e serviços.
Em paralelo com a sua actividade profissional, o autor vai desenvolvendo o seu gosto pelo esoterismo, que o leva a desenvolver a sua paixão pela escrita. Em Junho de 2005 lança a sua primeira obra literária. Meses depois, em Fevereiro de 2006, surge a segunda publicação "Do secreto ao discreto. Maçonaria em Portugal". Uma obra que percorre o historial da Maçonaria como organização secular enraizada no território nacional. 



Posts no AS MINHAS LEITURAS

10/01/2012

Ordem Secreta (A)



Sinopse
A vida rotineira e desinteressante que Ricardo levava anteriormente será abalada a partir do momento em que é posto à prova. Ele estava muito longe de imaginar os desafios que teria de enfrentar ao ser iniciado na Ordem. No início da "Viagem", as desconfianças surgem, as dúvidas sobressaltam-no e os medos assombram a mente de Ricardo. No entanto, o segredo secular da Ordem corre perigo e só ele poderá impedir que este chegue às mãos erradas.
O "Caminho da salvação" não será fácil, trazendo consigo algumas tentações mas, no final, Ricardo descobre que a resposta às suas dúvidas estava na fidelidade ao seu coração.
O autor pretende guiar-nos numa viagem interior. Uma viagem, cujo objectivo é conhecermo-nos a nós próprios, para então conseguirmos conhecer os nossos semelhantes e o mundo. Uma viagem que nos impõe obstáculos, desafios mas que no final tem um prémio compensador: a consciência de nós próprios.

Apreciação
Quem sou eu para fazer apreciações de livros, mas com este título toda a gente percebe que, o que vai escrito à frente é de minha autoria e por isso não podem levar a mal.

Gostei desta história, e aqui fica a primeira crítica, se a isso eu tiver a ousadia de fazer, já que é de isso que se trata, de uma história, e não propriamente um livro, mas de uma história bem contada, com suspense, com ritmo, com bons enquadramentos, personagens credíveis e que consegue que estejamos sem saber o que vai acontecer a seguir, mantendo o enigma até ao fim, uns irão descobri-lo mais cedo do que outros... Uma boa história para ler de um fôlego.

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
6-Bom
Título
A ORDEM SECRETA
Saga

Tema
Romance
Editora
Ideias e Rumos
Autor
Páginas
133
Data de Leitura
24/07/2010
ISBN
978 898 9951 92 51

09/01/2012

Top 5 de 2011


Nos finais de cada ano, temos tendência para fazer resumos e por isso aqui também vou fazer o meu, e espero que me enviem o vosso resumo, através dos comentários.

Este ano li, pelo menos os que consegui contabilizar, já que só iniciei este blog no segundo semestre deste ano, 20 livros e talvez umas 10.000 páginas, coisa pouca pelo que vejo por essa blogoesfera fora, onde muito boa gente lê como se o mundo fosse acabar amanhã... eu também gostava, só que não consigo.

Mas o intuito deste post é fazer o TOP 5, eu sei que é sempre complicado, mas vou tentar.


TOP 5 (ou 7 é quase igual)

1º - Muralha de Gelo (A) e ainda 
      Fúria dos Reis (A)



4º - Clarabóia de José Saramago

Agora fico a aguardar os vossos TOP's

Regresso

Após um final de ano que não deixou tempo absolutamente nenhum para hobbys, nem no final do dia nem nos fins de semana, vou finalmente dar o pontapé de saída de 2012 neste blog de que tanto gosto.


Amanhã será dia de começar a contar a história dos meus livros.
Hoje ainda e em jeito de súmula nada melhor que o resumo de 2011, é já a seguir...