A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

12/09/2011

Jardim dos Perversos (O)


Adorei ler este livro. Quem diria!!!
Digamos que no final dos anos 70, tinha a mesma idade do protagonista, e toda a acção me faz lembrar aqueles saudosos tempos, os da juventude.
Os centros comerciais que estavam a começar a surgir, e o Terminal da estação do Rossio, era um dos principais, e as lojas de discos onde o protagonista roubava os discos de vinil, são clássicos daquela altura, assim como as lojas dos 25 e os prostitutos do av. da Liberdade e Parque Eduardo Sétimo.
O autor relata a história como se ele fosse o jovem que acompanhamos e consegue-nos transmitir toda a envolvência da época, com um retrato por vezes forte, com expressões do calão da altura, e por vezes mais ingénuo.
A ler por todos aqueles que queiram perceber o final dos anos setenta, e o que foram aqueles tempos pós 25 de Abril, ou então para todos aqueles que tenham entre 45 a 50 anos...

Sinopse
A acção passa-se nos finais dos anos setenta, numa altura em que os portugueses ainda aprendiam a viver em liberdade, e relata as aventuras e desventuras de um grupo de amigos adolescentes que têm um estilo de vida «alternativo», dedicando-se, entre outras coisas, à delinquência e prostituição juvenis e à violência gratuita.
A maioria destes rapazes faz parte de um núcleo de famílias com escassos recursos económicos, passando os seus dias entre a escola (aqueles que a frequentam), as ruas e o jardim da vila onde habitam, em Moscavide. É no jardim desta vila-dormitório, situada nos arredores de Lisboa, que eles se reúnem diariamente desde os seus dias de infância. É também este o «cenário» principal do livro, o palco onde as personagens se revelam, se emocionam e se confessam. Foi aí que, a pouco e pouco, espicaçada por uma revolta sem causa, a inocência cedeu o seu lugar à depravação e à crueldade, ao fascínio pelo delito e pela violência.

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
6-Bom

Título
O JARDIM DOS PERVERSOS
Saga

Tema
Romance
Editora
Guerra e Paz Editores
Autor
Fernando Duarte Rocha
Páginas
283
Data de Leitura
19/07/2010
ISBN
978 989 8014 96 2

0 comentários: