A leitura é um testemunho oral da palavra escrita.

22/08/2014

Homem de Constantinopla (O)



Apreciação
O tempo de férias é excelente para as leituras...
Mais um excelente livro de José Rodrigues dos Santos e que aconselho vivamente a ler, já que nos trás a história de Caloust Gulbenkian, um tão nosso conhecido mas ao mesmo tempo tão ignorado benemérito. Mas como conseguiu ele chegar a este ponto?
Mais uma vez José Rodrigues dos Santos, apresenta-nos um livro de época com um trabalho de pesquisa enorme e que nos transporta para o final do séc. XIX e primórdios do séc. XX, com as tramas politicas e coloniais de um Império Otomano em desagregação.
Já tenho o segundo livro desta maravilhosa história, "Um Milionário em Lisboa" que lerei muito rapidamente.

Sinopse
O Império Otomano desmorona-se e a minoria arménia é perseguida. Apanhada na voragem dos acontecimentos, a família Sarkisian refugia-se em Constantinopla. Apesar da tragédia que o rodeia, o pequeno Kaloust deixa-se encantar pela grande capital imperial e é ao atravessar o Bósforo que pela primeira vez formula a pergunta que havia de o perseguir a vida inteira:
“O que é a beleza?”
Cruzou-se com a mesma interrogação no rosto níveo da tímida Nunuphar, nos traços coloridos e vigorosos das telas de Rembrandt e na arquitectura complexa do traiçoeiro mundo dos negócios, arrastando-o para uma busca que fez dele o maior coleccionador de arte do seu tempo.

Mas Kaloust foi mais longe de que isso.
Tornou-se o homem mais rico do planeta.

Inspirado em factos reais, O Homem de Constantinopla reproduz a extraordinária vida do misterioso arménio que mudou o mundo – e consagra definitivamente José Rodrigues dos Santos como autor maior das letras portuguesas e um dos grandes escritores contemporâneos.


“Um estilo de escrita prodigiosamente poético e melódico que enfeitiça o leitor”

Literaturzikel Belletristik, Alemanha 

CLASSIFICAÇÃO DAS LEITURAS...
8 - Excelente

Título
HOMEM DE CONSTANTINOPLA (O)
Saga

Tema
Romance
Editora
Gradiva
Autor
Páginas
578
Data de Leitura
15/02/2010
ISBN
978 989 616 338 9

0 comentários: